Musculação Emagrece?

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cristianhmarino@hotmail.com

Esta é uma dúvida de muitas pessoas que iniciam um programa de emagrecimento. Desta forma é muito comum indivíduos deixarem de fazer exercícios de musculação pelo falto de acharem que irão aumentar o peso corporal, e acabam optando apenas por atividades aeróbicas como: esteira, bicicleta, entre outros. Contudo a musculação é um forte potencializador do emagrecimento, sendo uma modalidade coadjuvante. A prática da musculação promove o aumento de massa muscular, enrijecendo a musculatura, evitando a flacidez provocada pelo emagrecimento e melhorando a definição muscular, aumenta o metabolismo basal (gasto energético em repouso) que representa por volta de 70% da energia gasta pelo nosso corpo, ou seja, queima-se mais calorias parado, fortalece a musculatura dos membros inferiores melhorando o rendimento nas atividades aeróbicas. Portanto, a musculação é uma importante modalidade esportiva para quem procura um emagrecimento saudável, e desta forma deve ser inserido no programa de emagrecimento.

Lembre-se Atividade Física é Saúde!!

Prof. Cristian Henrique Marino
Educador Físico
CREF-069820-G/SP

Projeto Agita Pedreira

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Comentários

Influência dos batimentos cardíacos na queima de gordura

Olá Cristian,

Ouvi um comentário sobre a influência dos batimentos cardíacos na queima de gordura e gostaria de saber sua opinião.

Achei a seguinte conta: 220 - [idade] = [seu limite de batimentos].

Também havia uma informação que se mantermos os batimentos entre 60 e 70% do nosso limite de batimentos queimamos mais gordura.

Isto é verdade? Se sim, qual é a melhor relação custo benefício para medir batimentos cardíacos durante uma atividade física?

Obrigado e parabéns pela iniciativa!
Vagner

Batimentos cardíacos resposta

olá, Vagner !!

Fico feliz pelo seu interesse sobre exercícios físicos, é importante que a pessoas fiquem informadas sobre a prática adequada.

Bem, está formula que vc encontrou é correta, vc pode realmente usar como referência para a prática de caminhadas ou corridas, inclusive é a fórmula que eu uso para fazer avaliações físicas em academia, quanto a porcentagem que vc utilizará eu costumo usar 65 à 85%, Esta porcentagem damos o nome de Zona Alvo de Treinamento.

Quanto a zona de queima de gordura que vc referiu, ainda é meio discutido na literatura. Em geral exercícios com longa duração como (corridas +30min) o gasto de gordura corporal é maior, devido a molécula de gordura ser uma molécula muito energética, então demora-se mais tempo para queimar uma molécula de gordura do que um molécula de glicose(açucar).

Desta forma, se vc fazer uma atividade com a frequência cardíaca com 95%, por exemplo, com certeza vc correrá pouco tempo, o nosso corpo não aguentará uma atividade muito intensa por muito tempo, e ainda atividade muito intensa, o corpo tende a queimar mais glicose do que gordura, por isso é indicado para queima de gordura utilizar a porcentagem 65% a 85% da frequência cardíaca (exercícios moderados e longa duração).

Bem, quanto ao custo, depende o quanto vc pode gastar, o indicado é utilizar um monitor cardíaco (calcula automaticamente a Zona Alvo de Treinamento) existem muitos relógios com monitor cardíaco na internet, o preço varia de 150 até mais de 1000 reais, dê uma pesquisada. O relógio funciona da seguinte forma, vc coloca seus dados nele, na atividade física, se sua frequência cardíaca estiver baixa o relógio apita, se estiver alta, ele apita também, alguns gravão seu treino, legal né!!

Espero ter esclarecido sua dúvida, se não tiver pergunte novamente, estou a disposição!!

abraços, Cristian!!

Batimentos cardíacos

Vou pesquisar um monitor cardíaco que tenha uma boa relação custo benefício baseado no que comentou.

Valeu pela dica!

Abraço,
Vagner

Monitor Cardíaco

Vagner,

Estou malhando há 3 meses e, tendo em vista a necessidade de medir minha frequência, comprei um monitor cardíaco da reebok pelo submarino, estava 149,00. Mt bom relação custo x benefício.

Abçs

Mônica

Monitor Cardíaco

Oi Mônica,

Obrigado pela dica!

Até mais,
Vagner

saude

quem e hipertenso pode praticar musculação

Resposta

Pode praticar sim, mas precisa fazer uma avaliação médica antes, e estar com pressão arterial controlada.

Cristian

pular corda

Pulo corda ( 15 min) e em seguida nado ou faço exerciocio na piscina (aproximadamente 20 a 25 min), tenho osteoporose moderada, esse tipo de excercicio é bom no meu caso ou preciso mudar?
Obrigada.
Juraneide

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