I Fórum Paulista de Agroecologia

Contato: 
www.chacaradeorganicos.com.br
Data e Horário: 
13/10/2010 08:00 - 15/10/2010 17:00
Local: 
Universidade Federal de São Carlos - Centro de Ciências Agrárias - Rod. Anhanguera, km 174 - Araras/SP

No campo da educação e da pesquisa em Agroecologia, há um empenho de diversas instituições de ensino superior tanto na graduação como na Pós-Graduação, de Institutos e Empresa de Pesquisa assim como de organismos de extensão rural; escolas de nível médio com ênfase em Agroecologia já vêm formando suas primeiras turmas em várias regiões do Estado. Além disso, o Estado de São Paulo tem sido palco de importantes eventos relacionados à Agroecologia nos últimos anos. Destacam-se importantes esforços com a finalidade de criar redes de cooperação e fortalecer espaços de interação entre diferentes instituições, como é o caso da Articulação Paulista de Agroecologia (APA).

Com objetivo de contribuir com este processo organizativo e de debates, a Articulação Paulista de Agroecologia promoveu reuniões entre o Programa de Pós-Gradução em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos (PPGADR/UFSCar), o Instituto de Economia Agrícola (IEA), a Embrapa Meio Ambiente, o Instituto Giramundo Mutuando, a ABA – Associação Brasileira de Agroecologia e outras instituições, com a finalidade de organizar o I Fórum Paulista de Agroecologia. Após algumas reuniões foi elaborada a programação abaixo. O evento terá capacidade para acolher 500 participantes, sendo 150 agricultores, 100 profissionais e 250 estudantes.

I Fórum Paulista de Agroecologia

Realização de plenárias pela Articulação Paulista de Agroecologia e Associação Brasileira de Agroecologia – SP
Oficinas sobre Experiências em Agroecologia
Oficinas e Minicursos
Feira de Saberes e Sabores

Conferência
Agroecologia: Situação Atual e Perspectivas

Prof. Prof. Mohamed Habib (IB/Unicamp)
Ondalva Serrano (Associação de Agricultura Orgânica – AAO)
Dr. Marcelo Laurino (Ministério da Agricultura)
Ileide (Assentada em Mogi Mirim, Horto Vergel)
Ivan Dias (Ibiúna, Verava)

Reuniões Temáticas

Atividade Cultural: Violeiros de Araras

Assuntos correlatos:

A educação não escolar diz respeito aos processos de socialização e aprendizado das pessoas, que podem ocorrer na família, no trabalho, em centros comunitários e em outras instâncias que não a escola.

Como a educação não escolar de adultos não é um campo específico de estudos, ou seja, um campo teórico definido, a busca por esse assunto levou o grupo a incorporar uma série de outras palavras-chave.
“Rádios comunitárias”, “participação em movimentos populares”, “economia solidária”, “educação ambiental”, “educação política” e “qualificação profissional” foram algumas das palavras utilizadas para formar a base de dados e estabelecer critérios de inclusão dos estudos.
De acordo com Haddad, foi possível identificar algumas linhas de abordagem. “Uma mais voltada para o desenvolvimento profissional, outra para as práticas de cidadania, outra na área econômica que se refere também ao desenvolvimento sustentável, como agroecologia, além de práticas educativas nas áreas de saúde e educação ambiental e fortalecimento de identidades como as questões de gênero, raciais e outras”, citou.
“O objetivo final da pesquisa foi criar um banco de dados com os documentos e estudos analisados, para ver como o tema é tratado na produção discente, e disponibilizar todo esse material a partir de uma biblioteca digital, que foi financiada pela FAPESP e está abrigada na Ação Educativa”, disse.

http://www.agencia.fapesp.br/materia/12728/especiais/a-margem-das-pesqui...

Os incontáveis perigos dos agrotóxicos no campo

O pesquisador da Fiocruz, médico e professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Wanderlei Antonio Pignati, responsabiliza o agronegócio por essa expansão desenfreada. Para ele “é preciso discutir o modelo de produção agrícola que está aí. É um modelo insustentável“. As transnacionais da agricultura vêm concentrando a terra e utilizando uma grande quantidade de agrotóxicos para garantir a produção em escala industrial. Também prometiam diminuir a utilização com os transgênicos, mas a aprovação de diversas variedades só aumenta o uso dessas substâncias químicas.

http://www.chacaradeorganicos.com.br/2010/09/os-incontaveis-perigos-dos-...

Este anúncio pode ser visto por: 
Todos
Mídias
Voltar

< Anterior

1º Fórum Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade

1º Fórum Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade

Próximo >

Debate Educação e Inclusão Digital

Debate Educação e Inclusão Digital

Valid XHTML 1.0 Strict CSS válido!