QUE TAL AUMENTAR hábitos saudáveis na sua rotina diária de alimentação e melhorar AS DEFESAS DO SEU ORGANISMO

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Veja algumas dicas que irão lhe ajudar a colocar mais hábitos saudáveis na sua rotina diária de alimentação ...

* Experimente escrever um diário de cinco dias com tudo o que comer e beber, inclusive as quantidades ingeridas. Conte a variedade de alimentos que você come em um dia e veja se há alimentos que se tornaram habituais, ou seja, que sempre se repetem. Tente variar alimentos que se tornem muito habituais.

* Coma comida fresca sempre que possível. Tente fazer pelo menos 10 escolhas diferentes por dia (de cores e sabores). Dessa maneira você estará experimentando uma boa variedade de nutrientes.

Azeite de oliva e gémen de trigo: Ricos em Vitamina E

Alho – Possui compostos antiinflamatórios

Laranja, abacaxi, maracujá, limão, acerola - Ricos em Vitamina C (poderoso antioxidante e potencializa os efeitos da Vitamina E)

Banana, peito de frango e semente de girassol - Ricos em Vitamina B6 (aumenta a imunidade)

Aveia e castanhas - Ricos em Zinco (aumenta a imunidade)

Ovo e grãos integrais - Ricos em Selênio (estimulante do sistema imunológico)

Iogurte - aumenta a imunidade intestinal

Cogumelo Shitake - Possui uma substância chamada lentinan, que estimula a produção de células de defesa do organismo

Vegetais e frutas – ricos em vitaminas e minerais

* Tenha certeza de estar ingerindo fibras no seu dia a dia e água suficiente para que seu movimento intestinal esteja ativo. Encontramos as fibras em frutas, vegetais, alimentos integrais, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).

* Mastigue bem sua comida. A mastigação é o primeiro estágio da digestão. O alimento que não é bem mastigado demorará mais tempo para ser digerido. Muitos sintomas da má digestão podem ser aliviados se a comida for bem mastigada antes de engolida.

* Limite o consumo de açúcar refinado, comida processada com aditivos químicos e diminua a ingestão de álcool, café e chá preto.

* Beba de 1 litro a 1,5 litro de água por dia. Pode ser na forma de suco natural, frutas ricas em água (como a melancia), chás de ervas ou até água com uma rodela de limão para dar um gosto.

* Evite comidas fritas ou queimadas (churrasco), gordura animal em excesso e gordura vegetal hidrogenada , pois favorecem o desenvolvimento dos radicais livres que prejudicam as células do nosso corpo. Para minimizar esses efeitos dos radicais livres tente ingerir anti-oxidantes achados no vinho tinto, vegetais e frutas.

* Coma nozes, castanhas e sementes diariamente para assegurar a ingestão de ácidos graxos essenciais. Experimente castanha do Pará, amêndoas, semente de abóbora, gergelim e girassol.

* Coma peixes gordurosos (salmão, sardinha, arenque) pelo menos três vezes na semana e experimente óleos prensados a frio na salada.

* Pratique exercícios regularmente. Exercícios fazem bem para as juntas, melhora a condição cardiovascular e melhora a taxa de queima de gordura ....

50% dos benefícios vêm de do exercício e 50% de mudanças positivas na sua dieta.

Não subestime esse fato.

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