ATIVIDADE FÍSICA é saúde !!

Contato: 
www.chacaradeorganicos.com.br

@#*@#*@#*@#*@#*@#*@#* ATIVIDADE FÍSICA é saúde !! *#@*#@*#@*#@*#@*#@*#@

Nos últimos anos, as pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela inatividade física. Através da consciência e de mais informações à respeito de cuidados para com a saúde que inclue maior movimentação corporal, as pessoas estão mudando seus hábitos de vida. Longevidade e qualidade de vida tem tudo a ver, pois todos desejam viver muito, mas com saúde, bem estar, um bom condicionamento físico e se possível no seu peso ideal. O sedentarismo é sem dúvida, um poderoso inimigo para quem deseja uma vida saudável. Fazer exercícios traz benefícios em qualquer idade, melhorando muito a qualidade de vida.

Os benefícios envolvem uma melhor flexibilidade, mobilidade articular e controle motor, realinhamento postural e soltura de músculos e articulações, prevenção da osteoporose, estímulo de faculdades mentais como memória e inteligência, além de melhoria da capacidade cardiorrespiratória, maior auto-estima, equilíbrio das emoções e atenuação do estresse.

Envelhecer é um processo natural, caracterizado pela diminuição das atividades fisiológicas e alterações do sistema neuromuscular (perda de força e de massa muscular), nesse momento de vida, muitas vezes a falta de ânimo, a tristeza e a irritabilidade tornam-se presentes, pois o corpo envelhece mais depressa que a mente.

Podemos envelhecer de forma saudável e valorizar a sabedoria desse momento de vida.

Alguns exemplos de atividades físicas que ajudam neste processo e asseguram bem estar e qualidade de vida :

PILATES
Indicado a todas as idades, sedentários, atletas, reabilitação.
Método de exercícios inteligentes e sem impacto que através de seus princípios básicos, respiração, concentração, controle, centro, fluidez e precisão visam o equilíbrio do corpo e da mente e o despertar da consciência corporal. Valoriza e prioriza a qualidade do movimento e enfatiza a globalidade do corpo em seu aspecto biomecânico e sua relação com a mente, gerando relaxamento, alivio da dor, melhora da postura e da respiração. É um cuidado com o corpo de forma pedagógica, preventiva e terapêutica, onde cada um descobre o seu potencial perceptivo, sensorial e motor, tornando os movimentos corporais mais integrados, harmoniosos, perceptíveis e conscientes.
Aulas com aparelhos, bola e acessórios que colaboram e desafiam o aluno a desenvolver força, flexibilidade e capacidade proprioceptiva, movimentos fluidos e consequentemente um corpo delineado.

RPG
A Reeducação Postural Global visa tratar as causas e não os sintomas, procurando corrigir o mau uso que os indivíduos fazem de seus músculos ossos e articulações, recuperando a morfologia. O RPG é um método fisioterápico que propõe uma abordagem integrada do individuo. Partindo da avaliação postural que analisa as tensões musculares e as modificações funcionais e estruturais, emprega-se posturas de alongamento muscular progressivo associado com a respiração, que visa corrigir as desarmonias corporais, interrompendo o ciclo de desenvolvimento de tensões e dores. Sendo indicado para desvios posturais (escoliose, hipercifose, hiperlordose), pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, joanetes, cervicalgia, dorsalgia, lombalgia, hérnia de disco, artrite, artrose, dores muscular e articular, DORT (doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho).

MUSCULAÇÃO
As atividades físicas regulares promovem benefícios à nossa saúde, sabendo disso vamos agora falar da prática da musculação. A musculação é uma modalidade muito praticada em todo país, por isso encontrar uma academia se tornou tão fácil. O treino de musculação geralmente é executado utilizando máquinas ou pesos livres, a sua elaboração normalmente é seriada (2 séries de 15 repetições, 3×10, 4×8…) e com intervalos entre as repetições (30 segundos, 1 minuto, 3 minutos…), tudo isso variando de acordo com o objetivo do treino.
Muitos estudos indicam benefícios obtidos através da prática regular da musculação, para jovens, adultos ou idosos, tanto faz o público, pois ela promove uma melhor qualidade de vida, prevenindo doenças, diminuindo dores no corpo, melhorando a postura, aumentando a força, melhorando a flexibilidade e qualidade do sono, além do aspecto estético. Vale à pena dedicar um tempo durante a semana para treinar, você sentirá mais disposição e sua auto-estima aumentará.
Se a academia oferecer a avaliação física, esta é uma boa opção, pois você terá acompanhamento e prescrição de treino individualizado. Para quem nunca treinou o inicio é sempre difícil e um pouco dolorido, seu corpo estará se adaptando aos novos estímulos que estão sendo impostos, é importante não ter pressa e respeitar o seu limite corporal. Veja algumas dicas para o início:

* Fazer sempre um aquecimento antes dos treinos (preparar seu corpo para o início da atividade);

* Procurar fazer um movimento articular seguro (sem exageros);

* Sentir-se bem ao fazer os exercícios (atividade deve ser prazerosa);

* Perguntar ao profissional suas dúvidas (nunca para outro aluno).

CAMINHADAS
A mais simples de todas as atividades físicas - caminhar - é uma forma surpreendentemente eficaz de emagrecer e tonificar o corpo. Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e o estresse.
Além de poder ser feita em qualquer lugar, você pode alterar a intensidade da sua caminhada, aumentando a velocidade, percurso (subidas e descidas) ou a distância percorrida.
Porém é importante monitorar a freqüência cardíaca para que você possa compreender melhor como o seu corpo responde às diferentes intensidades de exercícios e, assim, realizar uma atividade segura e eficiente (trabalhe com 60% a 75% da freqüência cardíaca máxima : 220 - idade).

Uso de técnicas corretas é fundamental:

•Faça alongamento antes e depois das caminhadas; ]

•Use roupas confortáveis;

•Use meias para evitar bolhas;

•Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo;

•Caminhe em lugares onde não há muito trânsito, para evitar acidentes, bem como paradas constantes e a concentração de poluentes no ar;

•Fuja dos horários de sol intenso, mesmo assim passe um filtro solar;

•Inicie a passada com o calcanhar, depois apóie a planta do pé e por último os dedos;

•Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas;

•Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos;

•Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros;

•Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris;

•Se você sentir dor nas canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras;

•Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício;

EXERCÍCIOS COM ELÁSTICO
Bíceps (músculo do muque)
3 séries de 15 repetições.
Em pé, pernas flexionadas e apoiadas sobre o elástico, prendendo-o firmemente. Flexione e estenda os braços simultaneamente e de forma lenta.
Tríceps (músculo do tchau)
3 séries de 15 repetições de cada lado.
Em pé, pise numa das pontas do elástico (ou no meio, de acordo com a resistência que desejar). Estenda um dos braços para cima, segurando a outra ponta do elástico. Estenda e flexione o braço. Troque o lado.
Ombro
3 séries de 15 repetições.
Em pé, pise numa das pontas do elástico (ou no meio, de acordo com a resistência que desejar). Estenda um dos braços para cima, segurando a outra ponta do elástico. Estenda o braço, semi-flexionado pela lateral até a altura do ombro e volte a posição inicial. Troque o lado.
Costas
3 séries de 20 repetições.
Prenda o elástico em lugar fixo. Flexione as duas pernas e mantenha a coluna reta. Flexione e estenda os braços, contraindo a musculatura das costas.
Peito
3 séries de 20 repetições.
Sentada numa cadeira, passe o elástico por trás do encosto, mas mantenha-o firme na mesma posição. Feche os braços simultaneamente, contraindo os músculos do peito e volte a posição inicial.
Agachamento afundo, para coxas e bumbum
3 séries de 15 repetições para cada lado.
Em pé, afastamento Antero-posterior (um pé na frente, outro atrás). Passe o elástico por trás dos ombros. Flexione e estenda as duas pernas simultaneamente, mantendo um ângulo de 90 graus. Na flexão dos joelhos.
Glúteos
3 séries de 20 repetições para cada lado.
De barriga para baixo, com os cotovelos, joelhos e pés apoiados no chão. Prenda o elástico com um dos joelhos. Encaixe o outro pé na alça do elástico. Estenda e perna para cima e flexione-a novamente. Não curve as costas.
Culote
3 séries de 20 repetições.
Deitada de lado. Prenda o elástico com a perna que está embaixo e a outra ponta com a perna de cima. Suba e desça a perna que está em cima.
Abdome
5 séries de 30 repetições.
Deitada de barriga para cima, pernas flexionadas. Passe o elástico por trás do pé de uma mesa (a mesa tem que ser bem pesada e difícil de se mover). Segure nas alças do elástico. Suba o tronco, contraindo a musculatura abdominal e desça até a metade também fazendo contração do abdome.

Por que praticar atividade física?

http://www.chacaradeorganicos.com.br/page/16/?s=atividade+f%C3%ADsica

Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo, não durante um mês mas durante toda a vida. Descobrimos que a saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar e que podemos prevenir o surgimento de algumas doenças.

Na ausência de exercícios físicos diários, nossos corpos tornam-se depósitos de tensões acumuladas e, sem canais naturais de saída para essas tensões, nossos músculos tornam-se fracos e tensos. O ideal é praticar atividade física durante toda vida mas, independentemente disto, podemos recuperar uma existência mais saudável e gratificante em qualquer idade.

Mas atenção !

Para você que deseja começar a se movimentar, é de primordial importância que faça antes um "check up" das condições cardíacas entre outros testes que comprovarão o seu nível de condicionamento físico (já disponíveis nas boas academias). A partir daí, procure orientação médica juntamente com um profissional da área de Educação Física para assim, iniciar as atividades.

Este anúncio pode ser visto por: 
Todos
Mídias

Humor é o melhor remédio ...

Valid XHTML 1.0 Strict CSS válido!